2005-10-12
20051012 BIO-ETANOL; mais umcombustível.
Com uma notícia de Paulo Brito, publicada na revista do ACP deste mês, fiquei a conhecer mais um combustível alternativo.
Gosto particularmente de saber destas coisas porque efectivamente as questões ambientais preocupam-me.
Se tivesse uma moradia minha, podem ter a certeza de que iria investir em equipamentos de reciclagem de água (há coisas simples e extremamente baratas tal como passar directamente a água da banheira para o autocolismo), equipamentos de energia eólica (uma coisa simples é ter um antigo dínamo de bicicleta agarrado a uma ventoinha e com a ajuda de uma bateria iluminar com lâmpadas de 6v todo o quintal e pátio), etc, etc...
O meu carro é a GPL. Investi, na altura, no equipamento exclusivamente pela poupança mas sinto agora muito orgulho por ser mais amigo do ambiente.
Próximo carro que compre, tem que ser pouco poluente (existem por exemplo, os IMA da Honda que têm motor a gasolina e eléctrico).
Bem, tudo isto, só para se notar que efectivamente o assunto interessa-me. Agora, como se explica que um interessado tenha que assumir que NÃO SABIA que desde o século passado que a Suécia investe no Bio-etanol??? Como é possível que na Suécia já circulem cerca de 15.000 viaturas que estão construídas específicamente para este combustível e eu não saiba??? Ainda por cima, além de ser interessado em ambiente, sou fanático por automóveis!!!! E NÃO SABIA????
Portugal (refiro-me aos governos) só vai acordar para este tipo de coisas quando já não houver petróleo...
Portugal podia ganhar muito com este combustível e de certeza que não vai aproveitar... de certeza que vai estar mais interessado em apurar-se para um Mundial de Futebol qualquer ou então em fazer os Jogos Olímpicos cá (só falta mesmo essa).
Depois dos desabafos, passo a explicar:
O bio-etanol é um combustível líquido que se produz a partir de aparas de madeira, beterraba, cana de açucar ou cereais.
Pode ser misturado em até 10% com a gasolina normal para ser consumido por qualquer carro dos que temos agora em circulação.
Ou seja, exceptuando o investimento nas refinarias para produzir o Bio-etanol, não é necessário gastar quase nem mais um tusto...
Era de certeza um empurrão na agricultura e era uma baixa no preço da gasolina.
AGORA O EXEMPLO SUECO!
Os 15.000 carros que referi, são Ford Focus e C-Max, versão Flexi-fuel.
Estes estão construídos especificamente para este combustível, invertendo a percentagem de mistura. Trabalham com 85% Bio-etanol e 15% gasolina.
O Governo Sueco apoia a fundo este combustível, com medidas reais:
- o Bio-etanol está isento de impostos sobre o combustível;
- os carros que trabalham específcamente a Bio-etanol pagam menos 20% de seguro automóvel;
- o IA para as empresas é reduzido em 20% na compra destes carros;
- o estacionamento público para estes carros é grátis em 12 cidades;
- a construção de novas refinarias para este combustível são subsidiadas em 20%.
Nestas coisas não há plágios... Portugal podia e devia, no meu entender, copiar a Suécia à vontadinha...
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário